Projeto INSERT: a literacia fílmica no AEDAS

As atividades do projeto INSERT culminaram no “Encontro de Cinema e Educação”, que teve lugar no passado dia 13 de julho, no Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. O Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches fez-se representar por vários docentes envolvidos no projeto, incluindo os Coordenadores do Clube de Artes Performativa e Multimédia do agrupamento. Neste encontro pudemos ainda contar com a intervenção de convidados e cineastas, destacando-se o trabalho realizado pelas cinco escolas piloto.

Sendo o INSERT um projeto para Educar e Incluir, através da promoção da linguagem artística do cinema, o AEDAS procurou diversificar a participação de professores e alunos, envolvendo a Escola Básica 2/3 Julio Saúl-Dias e a Escola Secundária D. Afonso Sanches.

Estiveram envolvidos no processo docentes de disciplinas distintas e alunos de diferentes faixas etárias e anos de escolaridade, que puderam utilizar os vídeos tutoriais e o caderno pedagógico fornecidos como recursos formativos para a compreensão, aprendizagem e apropriação da linguagem audiovisual.

Deste universo de professores e alunos, experienciaram-se abordagens fílmicas no contexto escolar, resultando em produtos finais originais e diversificados. Os alunos e respetivos docentes realizaram treze curtas no ensino secundário (nos cursos científico-humanísticos e no ensino profissional), uma no 7.º ano do 3.º Ciclo e cinco no 6.º ano do 2.º Ciclo, num total de dezanove curtas. Foram ainda produzidas três curtas institucionais de apresentação do AEDAS e da oferta educativa e formativa.

Como escola piloto, o AEDAS salientou o contributo destas ferramentas de literacia fílmica para a promoção de aprendizagens significativas e para o desenvolvimento das competências dos alunos, referindo a relevância das práticas fílmicas na abordagem dos conteúdos disciplinares. Além disso, o projeto promoveu o envolvimento dos alunos; a cooperação; maior concentração e autoconfiança; o desenvolvimento da inteligência emocional e a expressão do pensamento analítico e crítico. O envolvimento em projetos, a partir de observação mais atenta do meio envolvente e da riqueza que o mesmo pode trazer, a pesquisa, a investigação, a colaboração e a partilha, permitem simultaneamente o fluir a criatividade e a ousadia na elaboração de trabalhos.

Feito o balanço podemos afirmar com toda a certeza que o AEDAS dará continuidade a estas práticas.

Há que agir, praticar e aprofundar!