AEDAS na linha da frente do pensamento computacional com a ENSICO

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches celebra com a ENSICO um protocolo de colaboração inovador e determinante nas aprendizagens dos nossos alunos.
A ENSICO é uma associação sem fins lucrativos criada com o propósito de trabalhar para que, a partir de 2025, a computação faça parte do ensino obrigatório em Portugal.

O AEDAS será pioneiro na implementação das metodologias preconizadas por este movimento que envolve entidades como a Universidade do Porto, a Universidade do Minho, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Belmiro de Azevedo, a NOS, a SONAE, e a CISCO, e que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. O AEDAS será escola piloto do programa de pensamento computacional que apresenta um conjunto de vantagens para os discentes, tanto para as áreas tecnológicas como para a aprendizagem da Matemática.

A implementação deste programa inovador será feita pelo grupo disciplinar de Matemática, dos 2.º e 3.º ciclos, numa nova disciplina denominada Ciência da Computação, que contará com a supervisão e aconselhamento da ENSICO, com início no ano letivo de 2023/2024, em todas as turmas dos 5.º e 7.º anos de escolaridade.

Este novo programa, que está a ser implementado ainda em poucas escolas-piloto do país, proporcionará aprendizagens que, por sua vez, contribuirão para o desenvolvimento de competências únicas nos domínios da computação e da inteligência artificial, tal como referiu Luís Neves, fundador e presidente executivo da ENSICO.

No segundo período letivo , tivemos o prazer de ter no nosso agrupamento a ENSICO, numa oficina que abriu os horizontes computacionais dos alunos e docentes que nela participaram.

Agora, os alunos e alunas AEDAS poderão alcançar novos horizontes, como os que a sua embaixadora, Inês Guimarães, mais conhecida como MathGurl, conseguiu e aprender computação tal como o Rodrigo.