Instagram
Facebook
Moodle
SIGA
SIGE
Inovar
PESSOAS2030_BarraCofinan_Ass_Grey_100x459px

Instagram
Facebook
Moodle
SIGA
SIGE
Inovar

A ENSICO e o Pensamento Computacional no AEDAS

No passado dia 15 de fevereiro, o grupo disciplinar de Matemática do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches contou com a presença da ENSICO – Associação para o Ensino da Computação, para dinamizar um conjunto de atividades para alunos e professores.
A associação sem fins lucrativos, que tem como missão promover o pensamento computacional como prática pedagógica em Portugal, veio à nossa escola apresentar o seu projeto educativo.
Os alunos dos 5º, 6º e 7º anos de escolaridade inscritos puderam assistir à oficina sobre Pensamento Computacional e os docentes foram convidados a assistir à apresentação do projeto educativo da associação.
A oficina foi extremamente bem sucedida, dada a motivação e interesse demonstrados pelos alunos e pelos professores presentes, que puderam compreender que o pensamento computacional, com lápis e papel, é a base do trabalho desenvolvido pelos computadores. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de ouvir os matemáticos Inês Guimarães, a MathGurl do Youtube, e Luís Neves, fundador e presidente da Ensico, falar de código binário, algoritmos e criptografia. Foram excelentes momentos matemáticos de pensamento computacional que abriram o horizonte para esta linguagem da computação.
Após um lanche confecionado pelos discentes do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria e servido pelos alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Restaurante/Bar, os dois representantes da Ensico apresentaram o seu projeto aos professores e à Direção do AEDAS, deixando todos os presentes motivados para o ensino do pensamento computacional.