Instagram
Facebook
Moodle
SIGA
SIGE
Inovar
PESSOAS2030_BarraCofinan_Ass_Grey_100x459px

Instagram
Facebook
Moodle
SIGA
SIGE
Inovar

3.º Encontro da Rede Concelhia de Bibliotecas de Vila do Conde

Integrado na 2.ª Semana da Educação, realizou-se, nos passados dias 12 e 13 de setembro, no Centro Municipal da Juventude, o 3.º Encontro da Rede Concelhia de Bibliotecas de Vila do Conde.

Ao longo dos dois dias, foram apresentados vários painéis de debate versando questões atuais da literacia mediática, da pertinência e qualidade dos conteúdos online, da pegada digital e do papel do profissional da informação no futuro. Foram partilhadas boas práticas das bibliotecas escolares, da Biblioteca Municipal José Régio e da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.
No painel “As bibliotecas na minha vida”, a Dra. Filomena Alves, coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares, reuniu um grupo de alunos dos vários agrupamentos do concelho e de diferentes faixas etárias e uma utilizadora da biblioteca, que deixaram os seus testemunhos acerca da experiência enquanto leitores e frequentadores das bibliotecas. O bem estar que se sente nas bibliotecas foi considerado a sua motivação principal.

Na foto, a Dra. Teresa Calçada, a Dra. Filomena Alves e o Professor Dr. Laborinho Lúcio com dois alunos (Rafael e Eduardo) do AEDAS, participantes neste encontro.

A Dra. Teresa Calçada, que foi coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e comissária do Plano Nacional de Leitura, distinguiu a literatura em papel da literatura digital, devendo esta última, no seu entender, ser tratada com precaução, pois é necessário aprender o código da leitura, onde a Palavra escrita é apreendida com tempo e silêncio interior e exterior, possíveis numa biblioteca.

A Dra. Carla Peixoto, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila do Conde, realçou a importância do encontro/formação como momento de reflexão e partilha de saberes em torno das bibliotecas, local de Colaboração e Cidadania, onde acontece Comunidade. Acrescentou que é fulcral estimular as crianças e jovens para a leitura, pois ela amplia a capacidade de contemplar o mundo e de desenvolver o sentido crítico. As bibliotecas do AEDAS estão alinhadas com este grande objetivo e desenvolvem vários projetos educativos e culturais.