Visita Virtual ao Centro de Triagem da Lipor

Os alunos das turmas de 8.º ano realizaram, nos dias 15 e 16 de fevereiro, no âmbito da disciplina de Geografia, uma visita virtual ao centro de triagem da Lipor, no contexto da temática “áreas de fixação demográfica”. Pretendeu-se que os alunos refletissem sobre a importância do seu contributo para melhorar a qualidade de vida do mundo em que vivem, nomeadamente contribuindo para assegurar uma melhor gestão dos resíduos sólidos urbanos e, com isso, para uma maior sustentabilidade do lugar onde vivemos e do nosso planeta.
Os técnicos da Lipor começaram por explicar como realizar uma adequada separação de resíduos, seguindo-se um circuito pelo Centro de Triagem, onde foi possível perceber o caminho dos resíduos, depois de serem entregues para reciclagem, até serem encaminhados para a indústria recicladora. É nesta unidade que é realizada uma seleção mais rigorosa das embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos provenientes dos circuitos de recolha seletiva (Ecopontos, Ecocentros, circuitos de recolha seletiva Porta a Porta) de forma a poderem ser enviados para a reciclagem. O trabalho dos colaboradores da LIPOR, nesta etapa, é fundamental para garantir a qualidade dos materiais que chegam às indústrias recicladoras. No entanto, todas estas etapas estão dependentes de um primeiro gesto, o do cidadão. A reciclagem começa quando colocamos os nossos resíduos nos respetivos ecopontos. Não nos esqueçamos que tudo à nossa volta é constituído por recursos (visíveis e invisíveis), o que significa impactos ao nível da sua exploração e impactos ambientais nos locais onde são obtidos.