Tertúlia EBC-Everest Base Camp no AEDAS

O Dia Internacional das Montanhas, criado pelas Nações Unidas, assinala-se a 11 de dezembro. Esta data comemorativa tem por objetivo a consciencializar o público sobre a importância das montanhas para a vida, chamar a atenção para as oportunidades e constrangimentos existentes e impulsionar o desenvolvimento sustentável das montanhas e das terras altas.
Este ano o tema escolhido pela ONU para assinalar o dia foi “Restaurando os Ecossistemas Montanhosos”. A data escolhida para incluir as montanhas na Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas 2021–2030 lembra que as áreas montanhosas cobrem cerca de 27% da superfície terrestre e abrigam cerca de metade dos pontos críticos de biodiversidade do mundo.

Neste dia os alunos do ensino secundário do AEDAS tiveram a oportunidade de conversar com a professora Eva Martins, docente de Educação Física e aventureira de montanha, durante a “TERTÚLIA EBC-EVEREST BASE CAMP, no Auditório da ESDAS”, uma atividade das BE AEDAS.

Foi um momento muito enriquecedor, que contou com a presença do Diretor do AEDAS, Francisco Pimenta. Os alunos e docentes presentes puderam ainda apreciar as fotografias das atividades de montanha e ouvir as histórias sobre os desafios que a docente enfrentou e as aventuras que viveu que, tal como a própria referiu, “fazem com que tenha em si um Ferrari”. Esta expressão significa que o maior valor do ser humano deve estar dentro de si, em resultado de vivências e experiências significativas. Este foi o mote da conversa moderada pelo aluno Duarte Vidal, do 10.º ano do curso de Humanidades: a importância do contacto com a Natureza no seu estado mais puro, a valorização do autoconhecimento, da superação e da introspeção, a desvalorização do excesso de bens materiais e do consumo e a procura do bem estar emocional e psicológico, valores que as montanhas transmitem de forma incomparável. Foi uma tertúlia emocional e visual que fez pensar e que contribuirá para um maior respeito pelo planeta e pelo ser humano.
Vejam o vídeo partilhado durante a conversa aqui:

No próximo dia 27 de dezembro, será lançado mais um Podcast das BE AEDAS “À conversa com… Eva Martins” no qual poderá conhecer melhor esta aventureira que nos sugeriu como leitura para as férias de Natal o livro “A mais alta solidão” do primeiro português no cume do Evereste, João Garcia.

Feliz Natal e boas leituras!