Dia Nacional do Pijama

A 20 de novembro, dia em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos da Criança, mais uma vez se celebrou nos Jardins de Infância (JI) do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches o Dia Nacional do Pijama – projeto de solidariedade com o objetivo de alertar e sensibilizar para a importância de cada criança crescer no seio de uma família.
Na Escola Básica n.º 1 de Vila do Conde, as crianças das três salas de JI vieram com o pijama vestido e passaram uma manhã diferente e divertida: houve desfile de pijama, dança ao som da canção “O Robô perdeu um parafuso” e jogos didáticos.
Anteriormente, os grupos abordaram o tema da necessidade de uma família para todas as crianças, com a leitura de um livro enviado pela instituição organizadora – Casa das Andorinhas, em Lousado, Trofa. Este ano, o livro enviado – “O Robô Voador” – foi lido e explorado nas duas semanas anteriores. As famílias também foram convidadas a participar com a construção de robôs.
No JI do Centro Escolar de Areia, a preparação do Dia do Pijama foi intensa. Envolveu crianças e famílias em todas as vertentes: lúdica, educativa e solidária. Foi todo um trabalho que promoveu uma Escola de Valores.
E eis que o grande dia chegou…
Foram todos entrando com o seu lindo pijama, almofada e peluche.
Houve de tudo: professora a dormir na sala, logo de manhã (!…), jogos, dança e brincadeira. Para finalizar, foi a loucura total com a luta das almofadas.
Boa disposição foi o lema deste dia.
Ufa….e que dia! Preparem o vosso pijama, que para o ano há mais!