A Astronomia e a Química em Exposição na Escola Básica Julio-Saúl Dias

O grupo disciplinar de Física e Química dinamizou duas atividades que culminaram numa exposição que esteve patente no átrio da Escola Básica Julio-Saúl Dias, no final do 1º período letivo.

No 7º ano de escolaridade, a atividade integrou a Semana da Ciência e da Tecnologia, durante a qual se assinalaram o Dia Nacional da Cultura Científica e o Dia Mundial da Ciência, celebrado anualmente a 24 de novembro, em homenagem a António Gedeão, nascido em 1906. Rómulo de Carvalho, de pseudónimo António Gedeão, foi professor de Física e Química, pedagogo, autor de manuais escolares, historiador da ciência e da educação, divulgador científico e poeta e responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em Portugal.

As turmas D, E, F e G do 7º ano de escolaridade construíram maquetes alusivas ao Sistema Solar. A turma E apresentou ainda os trabalhos sobre “Space Art”. As turmas A, B e C do 7ºano expuseram os seus trabalhos práticos relacionados com as distâncias no Universo. Todos estes projetos visaram o domínio “Espaço” da disciplina de Físico-Química.

A exposição “Natal químico” teve por objetivo divulgar decorações natalícias que envolvessem a Química. A árvore de Natal foi decorada com moléculas construídas pelos discentes e o presépio foi decorado com material de laboratório. A proposta de trabalho inseriu-se no domínio “Reações Químicas”, lecionado no 8º ano de escolaridade, na disciplina de Físico-Química.

As professoras Andrea Fangueiro, Júlia Martins, Maria Manuela Gomes e Sónia Rocha elogiam o empenho dos discentes nas atividades propostas e o envolvimento da comunidade escolar na concretização das mesmas.