Roteiro Quinhentista

No dia 5 de junho, os alunos dos Cursos Profissionais de Desporto, de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar de 12.º ano realizaram uma visita de estudo, na forma de roteiro, por locais culturais de Vila do Conde: um Roteiro Quinhentista.
Começaram pela Biblioteca Municipal José Régio, onde puderam apreciar obras antigas e sonetos de Luís Vaz de Camões e conhecer melhor este grande poeta português, de que se celebram, este ano, os 500 anos do seu nascimento. Na visita aos vários espaços da biblioteca puderam relembrar também outro grande nome da literatura mundial, Miguel de Cervantes, ao apreciarem a escultura da sua famosa personagem – Dom Quixote de La Mancha.
Seguiram, depois, para o Museu de Rendas das Bilros de Vila do Conde, para aí conhecerem esta renda tradicional vila-condense, visitando a exposição permanente, com rendas tradicionais e contemporâneas, desenvolvidas por estilistas e produtores nacionais e internacionais. Uma das rendilheiras de bilros demonstrou alguma da técnica necessária na arte de bem dedilhar os bilros.
O ponto cultural seguinte foi a Casa de José Régio, onde os alunos visualizaram um filme sobre a sua vida e obra, seguindo em visita pela casa deste poeta vila-condense. Os alunos apreciaram muito as obras de arte e relíquias nesta casa-museu, onde há também quadros do irmão, o poeta e pintor Julio-Saúl Dias.
Os alunos terminaram a manhã na Alfândega Régia (Museu de Construção Naval) com uma apresentação sobre a vida dos antigos marinheiros de Vila do Conde, seguida de visita à Nau Quinhentista.
Após o almoço, os alunos seguiram para o Centro de Memória de Vila do Conde, onde viram a exposição permanente “Vila do Conde: Tempo e Território”, sendo convidados a refletir sobre o concelho de Vila do Conde, percorrendo um conjunto de períodos determinantes na constituição da identidade desta cidade.
A visita ao Centro de Memória teve a companhia de três ex-combatentes da Guerra do Ultramar, no seguimento da presença destes ao AEDAS na semana anterior, o que contribuiu para o estreitamento de laços intergeracionais.
Foi um dia repleto de cultura, convívio e aprendizagens. Em cada visita, os alunos responderam a um questionário, preparado para este roteiro cultural, com base nas informações que foram ouvindo e lendo nos vários locais visitados.
As professoras acompanhantes do grupo e os alunos agradecem a atenção, a disponibilidade, o saber e o bem receber de todas as entidades visitadas. Foram momentos que motivaram os alunos para elementos culturais da sua cidade e que abriram os seus horizontes culturais e de cidadania.