Trilhos matemáticos

No passado dia 28 de maio, os alunos da turma B do 9.º ano deslocaram-se à Praça D. João II, em Vila do Conde, no âmbito de atividades da disciplina de Matemática, organizadas pela Professora Helena Costa.
Os elementos escultóricos existentes na Praça D. João II, alusivos ao período dos Descobrimentos, serviram de suporte a um percurso de desafios matemáticos dos conteúdos lecionados no 9.º ano de escolaridade. A resolução desses desafios pelos alunos envolveu exercícios de ordem prática e integraram conceitos aprendidos em sala de aula.
As atividades em causa inserem-se na categoria do que se designa por “trilhos matemáticos”, que consiste numa sucessão de desafios e resolução de exercícios que têm na base conceitos matemáticos, aplicados a questões concretas do mundo real e numa prática fora da sala de aula. Promove-se o trabalho colaborativo e de entreajuda, dando importância à empatia entre os participantes e evitando qualquer forma de competição entre eles.
Nestas aulas, promove-se o recurso a novas tecnologias, utilizando apps em smartphones, assim como as técnicas mais simples e tradicionais de medição, incentivando-se a participação ativa e colaborativa de todos os alunos. De um modo lúdico, procuram-se desenvolver competências sociais de colaboração, aspeto cada vez mais fundamental no mundo do trabalho atual, atuando ao mesmo tempo num domínio motivacional, captando o interesse para a aprendizagem ao longo do percurso escolar. Estão também presentes neste contexto os objetivos de criar condições de participação equitativa de todos os alunos, promover a autoestima, bem como o desenvolver atitude crítica e criativa na resolução de problemas.
Deste modo, alunos e professora conviveram com entusiasmo durante uma tarde de trabalho, numa experiência de aprendizagem diferenciada, usando e aplicando, em contexto real, a matemática que aprenderam na sala de aula, terminando com um jogo de volley no parque de jogos municipal.

Viva a Matemática!