Instagram
Facebook
Moodle
SIGA
SIGE
Inovar
PESSOAS2030_BarraCofinan_Ass_Grey_100x459px

Instagram
Facebook
Moodle
SIGA
SIGE
Inovar

Visita de estudo aos Passadiços do Mondego

No dia 3 de maio os alunos do Curso Profissional de Técnico de Animação de Turismo, do 10º ao 12º anos, no âmbito da disciplina de Geografia, percorreram 12 Km do vale do Mondego, inserido no Estrela Geopark e no concelho da Guarda, tendo tido como ponto de partida a barragem do Caldeirão e como ponto de chegada Videmonde. A albufeira, construída na ribeira do Caldeirão, foi inaugurada em 1993 e tem como objetivo o abastecimento de água e a produção de energia hidroelétrica.

Ao longo do percurso foi possível observar a adaptação do Mondego à geomorfologia dos terrenos. Este setor do Vale do Alto Mondego é caracterizado por um curso ondulado e encaixado, que ilustra bem os processos de erosão fluvial, sendo possível ver cascatas, marmitas de gigante e meandros.

Também foi possível observar a ação humana ao longo deste vale, como as ruínas de vários moinhos e antigas fábricas de tecelagem. Os aglomerados populacionais possíveis de observar durante o caminho testemunham a relação entre a ocupação humana e a paisagem.

Ao longo do percurso também é possível ver a central hidroelétrica do Pateiro, construída em finais do século XIX, a segunda a entrar em funcionamento em Portugal. Graças a esta instalação, a Guarda foi a terceira cidade do país a estabelecer uma rede de iluminação elétrica pública fornecida por uma central hídrica.

Esta secção do vale do Mondego também apresenta forte evidência de exploração mineira, que teve a sua maior expressão nas décadas de 50 e 60 do século XX. Tendo a sua exploração cessado, ficaram os vestígios de antigos filões previamente mineralizados, bem como as escombreiras que cobrem as encostas do vale.

Um dia cansativo mas muito rico em aprendizagens por terras do interior despovoado, que vê nestes passadiços uma oportunidade turística.