Visita de estudo a Coimbra

No dia 10 de abril, os alunos do 12.º CT1 e CT2 do Agrupamento realizaram a tão ansiada visita de estudo à cidade de Coimbra! A atividade foi organizada no âmbito das disciplinas de Biologia e Português (e ainda da área de Cidadania e Desenvolvimento).

Aqui fica o testemunho emotivo do aluno João Fonseca:

Pela manhã, visitamos a Casa-Museu Miguel Torga onde tivemos o privilégio de conhecer, não só algumas primeiras edições da sua obra e manuscritos, mas também objetos pessoais e peças de arte do autor, proporcionando uma aproximação à intimidade de Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha. De seguida, um breve, mas aprazível, passeio pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, onde fomos envolvidos por uma excecional coleção de plantas de todo o mundo.
O passeio “chama” a fome. Almoçamos numa das 14 cantinas da Universidade de Coimbra, tendo sido o “banquete” na Cantina Central – Sala A (Azuis). Barriga cheia.
Ao subirmos as Escadas Monumentais de Coimbra para o campus da universidade, esta rapidamente se esvaziou. Como “sobremesa” tivemos direito a uma visita guiada para conhecer a mais antiga universidade do país, que para além de ser uma das mais prestigiadas, a nível nacional, está classificada como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Na visita pelo Paço Real passeamos pela Via Latina, pela Sala dos Capelos, pelas Salas do Exame Privado e das Armas e pela Capela de São Miguel, descendo pelas Escadas de Minerva até à Biblioteca Joanina.
Nesta visita, absorvemos a história e a cultura da universidade e também experienciamos a verdadeira essência da tradição estudantil coimbrã. A segunda parte da visita levou-nos ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, na qual conhecemos o Laboratório Chimico, as coleções segredos da luz e da matéria; Visto de Coimbra – Os jesuítas entre Portugal e o mundo; Éfe-érre-á – Momentos da Vida Académica e Gabinete de Curiosidades – Uma Interpretação, onde interagimos com a cultura tecnológica e científica desta universidade que conta com mais de 700 anos de história.
Estava calor em Coimbra mas, mesmo assim, manteve o “encanto na hora da despedida”. A voltar, com certeza.

Em suma,
“Saboreio este dia,
Fruto roubado no pomar do tempo.”
Miguel Torga