Fernando Leite, selecionador nacional de pólo aquático.
As professoras bibliotecárias convidaram alguém ligado a uma modalidade desportiva praticada na vizinha cidade da Póvoa de Varzim. Pretendiam provar que é possível conciliar a vida académica com a prática desportiva: foco, concentração, objetivos bem definidos, foram as palavras mais usadas pelo selecionador para provar a importância da prática desportiva, nomeadamente o pólo aquático, considerado uma das três modalidades mais completas do mundo. Com estas premissas presentes, o aluno tende a aprender a organizar o seu estudo e ainda tem tempo para a socialização.
Foram convidados, ainda, representantes do Clube Naval Povoense, CNP: Ana Silva (ex- jogadora e agora treinadora principal), Luís Branco (que, com apenas 17 anos, já representou a nossa seleção no último europeu e nos jogos de acesso ao mundial) e ainda a Sofia e o Rafael, jogadores dos escalões mais velhos mas que são também treinadores do escalão dos sub10. A treinadora Ana Silva reforçou os argumentos do selecionador, dando o exemplo de um ex-atleta que, desde o 7.º ao 12.º anos, nunca faltou aos treinos – salvo raríssimas exceções – e que entrou em Medicina.
Os alunos puderam colocar questões sobre a história do surgimento deste desporto, o equipamento necessário (como, por exemplo, os gorros ou toucas), os diferentes tamanhos de bola, conforme o escalão, …
Foram momentos muito bem passados, com muita participação dos alunos, que mostraram muito interesse nesta atividade.