Inauguração da Bubble Barrier no estuário do rio Ave

A Bubble Barrier, uma tecnologia de remoção do lixo marinho instalada no estuário do Rio Ave, foi inaugurada no passado dia 25 de novembro de 2023.

A implementação desta tecnologia resulta da colaboração entre o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto – CIIMAR, a Câmara Municipal de Vila do Conde, a Docapesca – Portos e Lotas S.A., a The Great Bubble Barrier e a Universidade de Malta, no âmbito do projeto europeu MAELSTROM (Smart technology for MArinE Litter SusTainable RemOval and Management) e teve o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Autoridade Marítima – Capitania de Vila do Conde, que também marcaram presença.

Financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa H2020, o projeto MAELSTROM reúne um consórcio de 14 parceiros internacionais, coordenado pelo Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR), com a missão de identificar, remover, classificar e transformar o lixo marinho recolhido em matérias-primas com valor de mercado. A Bubble Barrier é uma tecnologia inovadora e eficiente que captura plásticos em rios, antes que cheguem ao oceano, por meio de uma cortina de bolhas de ar. O sistema é alimentado através de um sistema de painéis solares – tanto térreos como flutuantes – concebido e produzido pelo Instituto de Energia Sustentável da Universidade de Malta.

A implementação desta tecnologia teve a supervisão científica do CIIMAR, que liderou várias missões de avaliação do estado ecológico do estuário do Ave para compreender o impacto ambiental da Bubble Barrier neste ecossistema, desenvolvendo, também, um modelo hidrodinâmico de suporte à tecnologia. O CIIMAR coordenou o envolvimento de intervenientes locais, regionais e nacionais e foi a convite do CIIMAR que o AEDAS marcou presença através da Coordenadora do Núcleo de Atividades e Projetos, Cristina Soutinho.

Recordamos que uma equipa do MAELSTROM e do CIIMAR já tinha estado no nosso agrupamento dia 26 de outubro passado, para apresentar o projeto aos alunos do 12.º ano do curso de Ciências e Tecnologias e à AEDAS Green Team, do projeto PlenaMente. Recentemente, o MAELSTROM recebeu o Atlantic Project Award 2023, atribuído pela Comissão Europeia.

MAELSTROM has received the Atlantic Project Award