Educar para a economia circular

O CIIMAR traz os projetos internacionais MAELSTROM e Expedição TREC ao AEDAS

No passado dia 26 de outubro, os alunos do 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias e a AEDAS GREEN TEAM (esta, no âmbito do projeto PLENA_MENTE) tiveram a oportunidade única de conhecer, em primeira mão, o projeto MAELSTROM (Smart technology for MArinE Litter SusTainable RemOval and Management) bem como a Expedição TREC.
A atividade, proposta ao Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches pelo CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto), foi dinamizada pela equipa internacional do projeto MAELSTROM e expedição TREC e contou ainda com a colaboração do CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde). Os estudantes puderam observar, com recurso a microscópios, os microplásticos que poluem a nossa costa, bem como jogar interativamente em equipa, para testar os seus conhecimentos sobre a economia circular, a sustentabilidade, as alterações climáticas, entre outras temáticas ligadas à sustentabilidade e à educação ambiental. O principal objetivo desta interação é aumentar a consciencialização da comunidade educativa sobre a poluição marinha e sobre a forma como os nossos hábitos de consumo impactam os oceanos.
Também ficámos a saber que vai ser instalada uma cortina de bolhas (a Bubble Barrier) no Estuário do Rio Ave, em Vila do Conde, no final deste mês. Trata-se de uma tecnologia de remoção de lixo marinho inovadora e será a primeira, não só em Portugal, como também a nível internacional, a recolher o lixo aquático num estuário.
Financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa H2020, o projeto MAELSTROM reúne um consórcio de 14 parceiros internacionais, incluindo o CIIMAR, com a missão de investigar e implementar tecnologias inovadoras para a identificação, recolha, reciclagem e valorização do lixo marinho. Paralelamente, o projeto prevê a realização de atividades de sensibilização sobre este tema, com o envolvimento direto dos cidadãos e das comunidades educativas.
A Expedição TREC é uma iniciativa do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), e tem como objetivo recolher amostras biológicas e dados ambientais ao longo da costa europeia, a par da exploração oceânica, conduzida pela Tara Ocean Foundation e pelo Tara Oceans Consortium. A expedição criará não só uma imagem única dos ecossistemas costeiros, mas também ligações a longo prazo entre investigadores, disciplinas e países em toda a Europa.
Devido às condições climatéricas, a ação de limpeza de praia prevista para este dia ficou adiada para a primavera e terá a duração máxima de 2 horas, incluindo uma pequena introdução, a recolha de lixo e de microplásticos numa praia no estuário, junto ao CMIA, e um momento de interação, com a identificação de algumas das partículas recolhidas, possíveis fontes e soluções.
Daremos notícias em breve. Fiquem atentos!