Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 7 de dezembro, como parte das celebrações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Grupo de Educação Especial e o Grupo de Educação Física organizaram o evento “Estrelas Sem Barreiras”. Esta atividade teve como propósito homenagear atletas federados com deficiência que são utentes da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.
O encontro festivo contou com a presença de convidados de honra e verdadeiros heróis do desporto adaptado. Hoje, perante o exemplo de jovens que participam com empenho e esforço nas atividades que praticam, superando as fragilidades, foi possível testemunhar, mais uma vez, que as capacidades de cada um devem ser estimuladas e as fragilidades não são necessariamente um obstáculo para o sucesso.
Num ambiente harmonioso e afetuoso, foram exaltadas as vitórias e conquistas desses atletas, reconhecendo-os como exemplos notáveis de coragem e determinação. Eles deixaram os seus nomes marcados na história do desporto português ao ultrapassar barreiras e inspirar todos com a sua resiliência e habilidade notáveis.
Além disso, pudemos apreciar dois espetáculos: um dinamizado pelo grupo de alunos do CAA e outro pelos próprios convidados que vieram à nossa escola.
No final, desfrutámos de um momento de convívio com um coffee break, onde pudemos saborear iguarias preparadas pelos nossos alunos dos cursos de Técnico de Restaurante/bar e Técnico de Cozinha/pastelaria. Foi ainda possível testemunhar os feitos dos atletas numa exposição com as várias modalidades desportivas onde se destacam.
Esta atividade foi um verdadeiro sucesso, demonstrando que o trabalho em equipa é garantia de êxito ao contribuir para criar uma sociedade mais inclusiva e combativa. Acreditar nas capacidades individuais, independentemente das fragilidades, é o caminho para uma comunidade diversa e resiliente.
Fica um especial agradecimento à D. Manuela, pelo embelezamento do pavilhão desportivo, e aos professores de Cerâmica, pelas recordações oferecidas aos convidados.