Instagram
Facebook
Moodle
SIGA
SIGE
Inovar
PESSOAS2030_BarraCofinan_Ass_Grey_100x459px

Instagram
Facebook
Moodle
SIGA
SIGE
Inovar

Dia da Geografia A e C – Visita de estudo ao litoral português e a Lisboa

No âmbito da disciplina de Geografia A e C dos cursos de Línguas e Humanidades e de Ciências Socioeconómicas, os alunos do 10.º, 11.º, e 12.º anos realizaram, nos dias 14 e 15 de março, uma visita de estudo ao litoral português e à cidade de Lisboa. Assim, começámos por visitar S. Martinho do Porto, uma pitoresca vila costeira conhecida pela sua bela baía em forma de concha. Partimos em direção à Lagoa de Óbidos, um paraíso natural de águas tranquilas rodeada por belas paisagens de que, devido a constrangimentos alheios à nossa vontade, não conseguimos tirar todo o proveito. Fica a vontade de regressar. Seguiu-se uma paragem no Tômbolo de Peniche, onde tirámos belas fotos no Cabo Carvoeiro, um promontório com falésias escarpadas, formações rochosas impressionantes e vistas espetaculares para o Oceano Atlântico, de onde foi possível avistar as Berlengas. E não podíamos sair de Peniche sem passar pela sua conhecida Fortaleza e sem dar um salto à praia Supertubos, um paraíso para os surfistas devido às suas ondas desafiadoras.
Chegados a Lisboa, dedicámos tempo a explorar o moderno e vibrante Parque das Nações, uma área revitalizada, local da Expo98, que mudou a parte oriental da cidade. Passeámos ao longo do Rio Tejo, maravilhando-nos com a arquitetura contemporânea, os jardins bem cuidados e as diversas atrações culturais. Houve ainda oportunidade de fazer umas comprinhas no Centro Comercial Vasco da Gama.
O segundo dia foi dedicado a percorrer a pé a Baixa de Lisboa, conhecida pela sua planta ortogonal arquitetada pelo Marquês de Pombal após o terramoto, pelas suas ruas históricas, arquitetura impressionante e vibrante atmosfera cultural. Este dia culminou com a visita ao QUAKE – Museu do Terramoto, um museu fascinante e interativo que explora a história sísmica de Lisboa e os impactos do grande terramoto de 1755. Através de exposições interativas e artefactos históricos, aprendemos sobre as causas e consequências do desastre natural e sua influência na arquitetura, cultura e sociedade da cidade, bem como a agir nestas situações.
A nossa visita foi repleta de descobertas, aventuras e momentos inesquecíveis que proporcionaram aprendizagens e cimentaram relações.
“A experiência é o caminho mais seguro para se aprender algo.” (Johnny de Carli)