Poster Eco-Código

No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi elaborado o Poster Eco-Código. Este poster foi feito por alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade da Escola Básica 2/3 Julio-Saúl Dias, em colaboração com os Professores de Ciência Divertida e a Professora de Educação Visual e Educação Tecnológica, Rosalina Oliveira.
Este trabalho envolveu pesquisa de informação e reflexão por parte dos alunos.
Numa primeira fase, nas aulas de Ciência Divertida, usando a aplicação Slido e o telemóvel, os alunos de todas as turmas do 2.º ciclo escreveram várias frases com características Eco-Código, conforme solicitado no âmbito dos seguintes temas: Biodiversidade, Mar, Energia, Resíduos, Água e Meio Ambiente. Esta estratégia não só despertou o entusiasmo dos discentes, como evitou o gasto desnecessário de papel, aspeto que se enquadra claramente na filosofia do Programa Eco-Escola. Posteriormente, foram escolhidas, pelos alunos, as doze frases colocadas no Poster Eco-Código.
Na fase seguinte, nas aulas de Educação Visual, os alunos das turmas 5.º F e 5.º G idealizaram e construíram a ilustração agregadora de todas as frases de conduta escolhidas. Também nesse momento houve o cuidado de procurar usar sempre restos de materiais de outros trabalhos, promovendo assim a reutilização dos mesmos.
Para além do entusiasmo e empenho patenteado pelos alunos durante as diferentes etapas da sua concretização, este projeto proporcionou momentos de reflexão sobre a necessidade de preservar os recursos naturais do nosso planeta e de os utilizar de forma sustentável, traduzindo código de conduta ambiental da escola.