Atividade sobre espécies invasoras

No dia 10 de maio, os alunos do 5.º E participaram na comemoração da Semana Sobre Espécies Invasoras 2024 – SEU2024 – que decorreu em Portugal e Espanha entre os dias 4 a 12 de maio.
Neste âmbito, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde, em colaboração com o Município e a equipa do Eco-Escolas da Escola Básica Julio-Saúl Dias levaram a efeito uma ação de remoção da espécie invasora chorão-das-praias.
Os alunos do 5.º E deslocaram-se para o CMIA, onde assistiram à palestra «Espécies Invasoras: a invasão que não vem do espaço”. Esta sessão serviu para sensibilizar para a aquisição de conhecimento sobre as espécies invasoras que são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global – a 5.ª ameaça –, além de promoverem outros impactos significativos a nível ambiental, assim como a nível socioeconómico. No fim, deslocaram-se para o espaço do Parque Atlântico onde procederam à remoção do chorão-das-praias. O chorão-das-praias (Carpobrotus edulis) é uma espécie nativa da África do Sul que foi introduzida no nosso território para fins ornamentais e é cultivada com frequência para fixação de dunas e taludes.