Atividades dos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem

Durante o mês de abril, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches demonstraram o seu compromisso com a inclusão e a cidadania ao participarem em diversos eventos significativos.

No dia 12 de abril, os alunos do CAA marcaram presença no prestigiado VI ENCONT’ARTE, realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, na Maia. Sob o tema “Arte e Inclusão”, o evento proporcionou aos estudantes a oportunidade de expressar as suas habilidades artísticas e interagir com colegas de outras escolas, num ambiente de partilha e aprendizagem.

No dia 16 de abril, um grupo de alunos com Programa Educativo Individual (PEI), que frequentam o CAA na Escola Básica Julio-Saúl Dias (EBJSD), teve uma manhã muito colorida e com cheiro a Primavera, proporcionado por uma oficina em Artes Florais, ministrada pela Coordenadora dos Assistentes Operacionais, Manuela Azevedo, que decorreu num ambiente recheado de alegria e cor. Os participantes foram contagiados pelo entusiasmo da D. Manuela e, sob sua orientação, elaboraram arranjos florais que foram colocados em lugares escolhidos pelos discentes, como a Direção, Coordenação e Biblioteca da EBJSD, bares dos professores e assistentes operacionais da EBJSD e ESDAS, entre outros, para que pudessem ser apreciados pela comunidade educativa. Resta-nos agradecer a amabilidade e disponibilidade da D. Manuela, que nos brindou com uma amostra dos muitos conhecimentos que possui. Estamos ansiosos pela próxima atividade!

No dia 17 de abril, um grupo de alunos do CAA participou no Torneio de Boccia na Escola Básica do Cerco, no Porto, onde tiveram o privilégio de arrecadar o 3.º lugar a nível distrital.

No dia 18 de abril, os alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica Julio-Saúl Dias, juntamente com os alunos das turmas 5.ºA e 6.ºA e um grupo de alunos que frequentam o CAA, tiveram uma experiência enriquecedora ao assistirem à peça “OS HOMENS QUE PENSAM – Dança/Circo e Matemática em diálogo”, no Auditório Municipal de Vila do Conde. Essa atividade promoveu não apenas a fruição cultural, mas também a interdisciplinaridade entre Arte e Matemática, enriquecendo a aprendizagem dos alunos.

E no dia 19 de abril, os alunos do CAA e os alunos dos 8.º e 11.º anos do Agrupamento uniram forças numa ação de preservação ambiental, ao participarem na limpeza da praia de Árvore. Essa iniciativa demonstrou o compromisso dos alunos com a sustentabilidade e a responsabilidade social, além de fortalecer os laços de colaboração entre diferentes grupos dentro da comunidade escolar.

Essas atividades não se limitam a destacar o compromisso dos agrupamentos escolares com a inclusão e a diversidade, mas também evidenciam o potencial e a contribuição valiosa dos alunos para a sociedade.