Área Reservada
Instagram
Facebook
Moodle
SIGA
SIGE
Inovar
PESSOAS2030_BarraCofinan_Ass_Grey_100x459px

Área Reservada
Instagram
Facebook
Moodle
SIGA
SIGE
Inovar

CMIA no Dia do Agrupamento

A atividade “A Ciência vem à Escola – Exploradores do Mar: Educação, Ciência e Sustentabilidade”, que teve lugar no dia 2 de abril na Escola Básica Julio-Saúl Dias (EBJSD), integrada na Semana Cultural do Agrupamento, tem merecido a atenção dos meios de comunicação locais. A atividade, proposta e orientada pelas docentes Sónia Rocha, Maria Manuela Gomes e Marta Ferreira, do grupo disciplinar de Físico-Química, contou com a colaboração com o Dr. Carlos Gonçalves, Técnico Superior de Educação Ambiental do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) que integra a equipa alocada ao Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (CMIA), e com a Dra. Joana Oliveira, estagiária no CMIA.
O CMIA marcou presença com um conjunto de atividades que visaram promover a literacia do oceano e sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação dos ecossistemas marinhos. Estiveram disponíveis Programas Educativos e folhetos informativos sobre o CMIA e o CIIMAR, proporcionando aos visitantes um olhar mais aprofundado sobre o trabalho desenvolvido na investigação e na educação ambiental e marinha. Os materiais da exposição “ElasmoFixes: Quem são os tubarões e raias do fundo do mar?” deram a conhecer estes deslumbrantes habitantes dos oceanos, desmistificando ideias erradas e destacando o seu papel no equilíbrio dos ecossistemas. Os participantes puderam observar de perto animais e algas marinhas, assim como um algário, permitindo uma aproximação real à biodiversidade costeira de Vila do Conde. Foram oferecidos marcadores de livros
temáticos sobre lixo marinho, incentivando hábitos sustentáveis através da leitura. Os alunos puderam ainda testar os seus conhecimentos e memórias através de jogos interativos, que tornaram a aprendizagem sobre o oceano ainda mais divertida.
As crianças puderam ainda observar os painéis da exposição “Silêncio Vamos falar de ruído…”que alertam para o impacto da poluição sonora e tiveram a oportunidade de utilizar o sonómetro e interpretar os resultados obtidos.
Destaca-se a visita dos alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, que revelaram entusiasmo na execução das inúmeras experiências e atividades.
Esta parceria entre a escola e o CMIA é, sem dúvida, uma mais-valia para a ciência e uma oportunidade de os alunos conhecerem as instituições de ciência no concelho de Vila do Conde.