Conversa e exposição sobre a Guerra do Ultramar

No dia 29 de maio, as bibliotecas escolares AEDAS convidaram o Sr. Abel Fortuna, da ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Delegação do Porto, e o Sr. Manuel Nascimento, da Associação de Combatentes do Ultramar de Vila do Conde, para uma conversa com alunos dos cursos profissionais de Desporto (11.º DESP), de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar (11.º CP/RB e 12.º CP/RB, respetivamente).
Os alunos puderam compreender o que foi a Guerra Colonial Portuguesa, ou Guerra do Ultramar, pela voz de ex-combatentes dessa guerra. Noventa por cento da população jovem masculina do nosso país de então foi mobilizada para a Guerra do Ultramar, que causou cerca de 10 mil mortos e 20 mil inválidos, entre os soldados, e mais de 100 mil vítimas entre os civis que viviam nas colónias. Foram testemunhos emotivos que sensibilizaram alunos e professores presentes, lembrando os efeitos das guerras, como traumas, perdas humanas e físicas – memórias pesadas mas cheias de significado humano.
É importante dar voz e luz sobre estes homens corajosos que combateram nessa guerra, forçados pelo Estado Novo, e que defenderam, depois do 25 de abril, os valores da liberdade, sendo exemplos vivos de superação e de determinação.
Poderá visitar a biblioteca escolar da ESDAS e ver a exposição fotográfica da Associação de Combatentes do Ultramar de Vila do Conde, com fotografias históricas da Guerra do Ultramar, e na montra da biblioteca, a exposição denominada Despojos de Guerra, onde poderá ler resumos e ver fotografias impressionantes do fotojornalista Leonel de Castro, do Jornal de Notícias.