O Projeto Living Peace Internacional é um percurso de educação para a paz. Este projeto está presente em 134 países, em mais de duas mil escolas, e baseia-se no lançamento do Dado da Paz, cujas faces, em vez de números, têm frases que “ajudam a construir relacionamentos de paz entre todos”.
Este percurso propõe também o “Time-Out”: todos os dias, ao meio-dia, nos mais variados fusos horários, os participantes são convidados a fazer um minuto de silêncio ou uma reflexão pela paz. O projeto está presente em todos os continentes, de uma forma global a viver a paz, a levar a paz e a construir a paz.
No âmbito do supracitado projeto, e considerando a extrema relevância que a educação para a paz deve ter na formação de cada aluno(a), a professora de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) associou-se à rede Living Peace Portugal e tem trabalhado com os alunos o Dado da Paz, Time Out e os símbolos da paz. No presente ano letivo, foram propostas as seguintes atividades aos alunos inscritos na disciplina de EMRC:
- Os alunos do 9.º C bordaram, com grande dedicação, empenho e criatividade, símbolos alusivos à paz.
- A turma do 9.º E promoveu, todas as sextas-feiras ao meio-dia, um minuto de silêncio pela paz.
- As restantes turmas do 2.º e 3.º ciclos participaram em diversas atividades, como a criação de relógios, mandalas e velas com mensagens de paz.
- As turmas do 8.º ano e do 5.º D realizaram uma troca de postais alusivos à paz com a escola de Mesão Frio e a escola do Cerco.
- O aluno Diogo Terroso irá participar no Got Talent pela paz, interpretando uma música da sua autoria.
No âmbito deste projeto, os alunos elaboraram um painel sobre os Direitos Humanos e outro sobre o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz, instituído por Gandhi. Estes trabalhos estiveram expostos em vários locais da escola. Além disso, os alunos do 6.º ano realizaram desenhos sobre o tema “Como eu vejo o meu planeta”. As suas criações foram enviadas para o “One Earth Choir Project”, e a transmissão mundial em streaming ocorreu a 21 de fevereiro de 2025.
Os trabalhos finais foram excelentes, destacando-se pela qualidade, riqueza simbólica e interpretação única e expressiva do tema. Este projeto ampliou o conhecimento dos alunos sobre a importância da paz no mundo atual, incentivando-os a refletir sobre o seu papel na construção de um futuro mais justo e pacífico. Todos os trabalhos realizados na escola foram enviados para a rede Living Peace Portugal/Internacional. Este projeto integra-se em todos os outros, destacando que a paz é o caminho. Trabalhar a paz na escola é de extrema importância, pois é no ambiente escolar que os alunos começam a desenvolver valores essenciais que os irão acompanhar ao longo das suas vidas. Integrar a temática da paz nas atividades escolares promove o respeito mútuo, a empatia, a compreensão e a cooperação entre os alunos. Além disso, fornece-lhes as ferramentas necessárias para resolver conflitos de forma pacífica e construtiva.
Ao abordar a paz de maneira abrangente e criativa, como foi feito através dos painéis, desenhos, bordados e outras atividades, os alunos são incentivados a refletir sobre o seu papel na construção de uma sociedade mais justa e pacífica. Este tipo de projeto desperta nos alunos a consciência da sua responsabilidade como cidadãos globais e inspira-os a agir em prol de um mundo melhor.
Em suma, trabalhar a paz na escola não só enriquece o conhecimento dos alunos sobre questões globais importantes, como também forma indivíduos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com a criação de um futuro mais harmonioso e mais sustentável para todos.
