No AEDAS, “Quem Brinca É Quem É”

É com muito orgulho que informamos toda a comunidade educativa que o nosso agrupamento foi galardoado com o Prémio “Quem Brinca É Quem É”, promovido pela Fundação Santander Portugal, em colaboração com a Direção-Geral da Educação e a Rede de Bibliotecas Escolares. Este prémio distingue projetos focados no método de aprendizagem “Aprender Através do Brincar”, destinados a alunos dos 1.º e 2.º Ciclos.
Nesta 2.ª edição do prémio existiram mais de 400 candidaturas de todos os distritos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas e foram atribuídos 10 prémios a nível nacional. Os vencedores recebem, por igual, um prémio no valor de 5.000 euros, uma viagem à LEGO House, na Dinamarca, formação na metodologia promovida pela LEGO Foundation em Portugal e um kit LEGO ou uma mesa de reuniões LEGO.
O projeto “Saúl Dias Explora: Pequenos Cientistas em Ação!” foi um dos vencedores. Foram equacionadas algumas questões que nortearam o desenho do nosso projeto, a saber: (i) como promover o ensino das Ciências, através de uma articulação entre o ensino formal e o não formal, para o ensino pré-escolar, o 1.º ciclo e o 2.º Ciclo? (ii) Como incluir e promover a igualdade de acesso a atividades que promovam a Educação nas Ciências? e (iii) como incluir e promover a igualdade de acesso a recursos e espaços que promovam a Educação nas Ciências?
Este projeto pretende fomentar o gosto pela Ciência. Figura-se em atividades de carácter prático, lúdico e experimental que ajudam as crianças/alunos a compreenderem e aprenderem conceitos, nas áreas de Biologia, Geologia, Física e Química, no sentido de despertar neles o gosto pela Ciência, aumentando a sua literacia científica.
Este projeto teve início no ano letivo 2023/2024 e abrangeu 493 alunos. As críticas das crianças foram muito favoráveis, pelo que, no próximo ano, esperamos alargar esta iniciativa a outros estabelecimentos de ensino do nosso agrupamento.
Um especial agradecimento a todas as educadoras e professores participantes, pois sem um trabalho de equipa efetivo não seria possível um trabalho tão gratificante.

Ver mais sobre o projeto em: