As docentes de Físico-Química, Sónia Rocha e Maria Manuela Gomes, que lecionam o 8.º ano de escolaridade, estão a dinamizar a atividade “A Ciência vem à Escola – Silêncio! Vamos falar de ruído…”, com a bibliotecária Ana Quintas. Esta atividade enquadra-se na temática do Som, abordada na disciplina. Desta articulação, resultou uma exposição temática alusiva ao som e ao ruído, que contou ainda com a colaboração do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (CMIA), que cedeu os posters expostos.
Esta exposição teve início no dia 30 de abril de 2025, com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído ou o Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído.
A exposição aborda as consequências do ruído sobre o aparelho auditivo e sobre o organismo em geral, sendo descritos alguns efeitos psicológicos e fisiológicos, as consequências do ruído sobre os animais e quais as medidas de minimização e prevenção para a exposição ao ruído. São ainda abordados os conceitos de som, pressão sonora e a frequência, a tecnologia do som, a anatomia e fisiologia da audição, o ruído, a poluição sonora, a contaminação acústica; fontes de ruído, os tipos de ruído e os efeitos do ruído no ser humano.
Estão expostos livros alusivos à temática, proporcionando momentos de leitura e uma excelente oportunidade para promover a literacia científica. Uma parte da exposição estará patente até ao dia 20 de maio de 2025 na Biblioteca Escolar da Escola Básica Julio-Saúl Dias (EBJSD). A comunidade escolar pode visitar a exposição de acordo com o horário da biblioteca.