30 Set 2022

As Maiores Flores do Mundo

O projeto “As Maiores Flores do Mundo” surgiu após alguma reflexão sobre o modo como o processo, durante um projeto artístico, pode promover nos jovens do Centro Educativo de Santa Clara a noção de que o trabalho de grupo, a planificação, a divisão de tarefas e a interdependência podem criar resultados surpreendentes e muito superiores a qualquer trabalho individual. Mais do que o resultado final, neste projeto quisemos investir no processo.

Os resultados foram sobretudo um ponto de partida para a aprendizagem de que a cooperação e colaboração, devidamente orientadas, podem resultar em algo maior do que a soma das partes.

Partimos da criação faseada de monotipias em placa de gelatina com tintas acrílicas. Foram realizadas mais de 100 folhas impressas com várias cores transparentes sobrepostas e usando stencils que remetiam para a forma de flores.

Todos os jovens participaram na criação dos stencils e imprimindo sobre o máximo de folhas ao longo de várias sessões. Nenhuma monotipia seria resultado do trabalho de um único jovem, mas antes a soma do trabalho de todos.

Após o processo de impressão cada folha foi recortada em quadrado e colada nas telas, como um mosaico.

Posteriormente os jovens realizaram um conjunto de desenhos de flores imaginadas e utilizando um processo de projeção estas foram decalcadas nas telas.

“As Maiores Flores do Mundo” são o resultado do trabalho de todos e todos vêem nelas o seu trabalho. Cada jovem contribuiu com as suas “gotas de água” que alimentaram este projeto que floriu. O autor aqui é o coletivo, não porque sejam obras de vários autores mas antes porque todos são autores em todas as obras. É por isso que estas são as maiores flores do mundo.