28 Set 2022

1.º Encontro de Desporto Escolar na modalidade de Boccia

No dia 2 de março, realizou-se na a Escola Básica Maria Pais Ribeiro – A Ribeirinha, do Agrupamento de Escolas D. Pedro IV de Vila do Conde, o 1.º Encontro de Desporto Escolar na modalidade de Boccia.

O Boccia “é um desporto indoor, de precisão, em que são arremessadas bolas, seis de cor azul e seis vermelhas, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “jack” ou “bola alvo”. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores ou inferiores. Esta modalidade pode ser disputada de forma individual, pares ou por equipas. (https://desportoescolar.dge.mec.pt/boccia-0).

O nosso Agrupamento fez-se representar de 5 alunos – Cristiano Carreira; Joana Azevedo; Miguel Zhou; Vânia Silva e Vitória Azevedo –  alunos da Escola Básica Júlio Saúl Dias  e da Escola Secundária D. Afonso Sanches.

Neste encontro decorreu a competição individual de apuramento para a fase Regional dos dois primeiros classificados.

De destacar o 2.º lugar obtido pelo aluno Cristiano Carreira, da turma 10.º AS,  que, assim, fica apurado para a fase seguinte deste campeonato. Esta 2ª fase terá lugar no dia 23 de março no nosso agrupamento. Estamos, portanto, a preparar tudo para receber as equipas e alunos em competição.

Parabéns a todos os participantes pelo excelente desempenho!!!!

Queremos ainda parabenizar especialmente dois dos nossos alunos que concluíram a Fase 1 do Plano Nacional de Arbitragem na modalidade de Boccia e que estão aptos a exercer esta função de grande responsabilidade. São eles Joana Azevedo e José Peres Bizarro.

A responsável pelo Desporto Escolar no AEDAS, na modalidade de Boccia,

Verónica Maio