26 Out 2021

Comemoração do 20º Aniversário do Dia Europeu das Línguas no AEDAS

No dia 26 de setembro celebra-se o Dia Europeu das Línguas, proclamado a 6 de dezembro de 2001 pelo Conselho da Europa, no âmbito do  Ano Europeu das Línguas,  com o apoio da União Europeia.

Desde então, o Dia Europeu das Línguas comemora-se todos os anos, no dia 26 de setembro. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.

O principal objetivo desta comemoração é o de fomentar a aprendizagem de línguas em toda a Europa e encorajar a iniciação e a aprendizagem de novas línguas e também ter orgulho nas habilidades linguísticas.

Neste ano letivo, o Departamento de Línguas Estrangeiras do AEDAS considerou importante transmitir uma mensagem de esperança aos alunos e à comunidade escolar, acolhendo-os na escola com uma linguagem positiva e carregada de esperança, numa altura marcante das suas vidas: o regresso ao ensino presencial após dois anos de instabilidade e incerteza. As nossas alunas e alunos aderiram à chamada e eis o resultado, vitrinas e espaços comuns das escolas do agrupamento cheias de vida e cor vertidas nas mensagens de esperança que escreveram para os colegas. A intenção era encorajar as crianças e jovens a serem empáticos com os outros e fazê-los sentir bem neste espaço que é deles. Agradecemos às alunas Cátia Cruz e Filipa Gomes, do 12º ano, turma CTA, que prontamente se dispuseram a ajudar a decorar os espaços como se da “parede do seu quarto” se tratasse.

As docentes do Departamento de Línguas Estrangeiras

Cristina Soutinho