16 Mai 2021

Matrículas – ano letivo 2021/2022

Oferta formativa

A partir do dia 15 de abril o Portal das Matrículas estará disponível para que os encarregados de educação registem os pedidos de matrícula para o ano letivo 2021/2022.

Os pedidos de matrícula, renovação de matrícula e pedidos de transferência de escola para o ano 2021/2022 devem ser efetuadas na aplicação informática disponível no Portal das Escolas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt) com o recurso à autenticação através de cartão de cidadão ou com as credenciais de acesso ao Portal da Finanças.

Os Encarregados de Educação que, em situação excecional, não possam realizar a matrícula/renovação de matrícula através do Portal das Matrículas, poderão recorrer aos Serviços Administrativos da Escola de acordo com os procedimentos já definidos para o atendimento presencial.

Informa-se que, de acordo com as informações emitidas ontem, o pedido de matrículas para a educação pré-escolar e 1ºano do 1ºciclo do ensino básico é apresentado no Portal das Matrículas, entre o dia 15 de abril e o dia 14 de maio.

A utilização do portal das matrículas é obrigatória para as matrículas no:

• EPE (primeira vez)
  • 1ºano do ensino básico,
  • 5ºano do ensino básico
  • 7ºano do ensino básico
  • 10ºano do ensino secundário
  • 12ºano do ensino secundário
  • e nos restantes de escolaridade, sempre que pretenda, ou seja necessária a mudança de estabelecimento de ensino, alteração do encarregado de educação, de curso ou de percurso formativo, ou necessidade de escolher disciplinas.

A Renovação de Matrícula é automática, nas seguintes situações:

• EPE
  • Na transição para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos;
  • Na manutenção nos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos, em caso de não transição.

Calendário

As matrículas ( mudança de escola) para o 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º ANOS decorrem de 10 a 16 de julho.

As matrículas para o 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ANOS decorrem de de 18 a 30 de junho.