15 Mai 2021

Orçamento Participativo do AEDAS

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) é uma iniciativa do Ministério da Educação (Instituto de Gestão Financeira e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares), com o propósito de “melhorar a qualidade da democracia, nomeadamente através do desenvolvimento de novos mecanismos de participação cívica a nível nacional”.

Para o Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches (AEDAS), o OPE assume-se como uma estratégia que, em coerência com o seu Projeto Educativo (PE), permite agir para: “Promover a participação na vida da escola e a assunção de responsabilidades” (2.2.A) e “Promover a Solidariedade e Cidadania no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania (2.2.C).

Neste contexto, os alunos foram convidados a assumir responsabilidades de cidadãos proativos, na planificação e gestão de um projeto para a melhoria das condições da sua escola. Através da apresentação dos seus projetos, os alunos foram incentivados a desenvolver a literacia financeira, a educação para o consumo e a participação democrática e responsável.

Foram cumpridas dentro dos prazos previstos todas as fases do processo, no presente ano letivo, num formato enquadrado no Plano de Atuação do AEDAS para o Ensino Não Presencial. Para cada uma das escolas, EBJSD e ESDAS, foram criadas duas equipas na plataforma utilizada pelo agrupamento, Microsoft Teams, OPEEBJSD e OPEESDAS, respetivamente.

Destaca-se em todo o processo o empenho dos discentes na apresentação de propostas e o trabalho colaborativo entre os docentes envolvidos, que tornaram exequível a aplicação do OPE a distância.