30 Nov 2020

Parlamento dos Jovens – debate entre os representantes das 4 listas

Violência Doméstica  e no Namoro: como garantir o respeito e a igualdade?

No passado dia 13 de janeiro, no auditório da Escola Secundária D. Afonso Sanches, realizou-se o primeiro debate integrante da campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República na qual o Agrupamento participa pela primeira vez.
Aos representantes das quatro listas, Ana Marques (Lista A), José Porfírio (Lista B), Edgar Amorim (Lista C) e Vasco Machado (Lista D), juntaram-se os deputados da
Assembleia Municipal e da Assembleia da República Dr. João Fonseca e Dr. Eduardo Melo, respetivamente, para debater sobre o tema “Violência doméstica e no namoro: Como garantir o respeito e a igualdade?”.
O debate começou com a intervenção dos dois convidados que procuraram elucidar os presentes sobre a forma de governo do nosso país, sobre as funções das Assembleias
Municipais e da República e sobre o trabalho desempenhado pelos deputados no exercer do seu cargo. O Dr. Eduardo Melo terminou a sua apresentação com uma introdução ao assunto em discussão, dando lugar aos quatro jovens que falaram brevemente sobre a temática e apresentaram as suas propostas para a diminuição da violência e promoção do respeito e igualdade.
Atendendo às medidas apresentadas, é possível notar a clara batalha de ideais entre prevenção e punição que marcou este debate e que, certamente, pesará na escolha de cada aluno quando for altura de eleger uma das Listas.

Parlamento dos Jovens
Beatriz Silva Nº5 10ºCSE