03 Dez 2020

CORTA-MATO 2019-2020

O Corta-Mato é uma das provas do Programa do Desporto Escolar que se realiza em três fases: escolar, regional e nacional. Numa primeira fase (escolar), a organização é da total responsabilidade da Escola ou Agrupamento de Escolas, sendo as fases seguintes (regional e nacional) organizadas pela Direção Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar.

Realizou-se na passada sexta-feira, 13 de dezembro, o Corta-Mato Escolar do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, tendo o mesmo sido organizado pela Coordenação do Desporto Escolar e pelos alunos das turmas dos 10.º e 11.ºs anos do Curso Profissional de Técnico de Desporto.

Apesar das condições atmosféricas não serem as mais propícias, os alunos aderiram em massa a esta atividade, enchendo as ruas envolventes às Escolas Básica Julio- Saúl Dias e Secundária D. Afonso Sanches, de cor, alegria e movimento.

Dos 370 alunos inscritos nesta prova, cerca de 320 participaram de acordo com o seu escalão/sexo. No final, todos os alunos receberam um diploma de participação e um pequeno lanche para repor energias.

Ao final da manhã, no pavilhão gimnodesportivo da escola Básica Julio- Saúl Dias, realizou-se uma Cerimónia de Entrega de Prémios aos três primeiros classificados de cada escalão/sexo, que foi abrilhantada com a participação de alunas do Agrupamento, pertencentes aos Ranchos mais emblemáticos da cidade –  Rancho do Monte e Rancho da Praça –  e contou também com a presença da Diretora do Agrupamento, Dra. Ana Alice Rodrigues, bem como de outros elementos da comunidade escolar: docentes, encarregados de educação e assistentes operacionais.

As classificações obtidas foram as seguintes:

INFANTIS A

6.º Maximino Konotopov – 8.ºG

JUNIORES – MASCULINO

1.º João Barbosa – 11.ºRE

Estes alunos encontram-se automaticamente apurados para a fase seguinte – Corta-Mato Regional – que se vai realizar no Parque da Cidade do Porto, em fevereiro.

PARABÉNS a todos os participantes!!!

A Coordenadora do Desporto Escolar

Maria da Conceição Coelho