29 Nov 2020

WE FEED em 4.º LUGAR no ToPAS

A cidade do Porto dinamiza, através da entidade Scale Up Porto, uma semana de atividades – a “Semana Start & Scale” –  dedicada à promoção da inovação, empreendedorismo e tecnologia na cidade, durante a qual são abordados temas chave para o futuro do ecossistema tecnológico.

Integrado nessa semana, realizou-se o Concurso de Programação ToPAS 2019, organizado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – Departamento de Ciências da Computação – realizou-se conjuntamente com as Finais Mundiais dos concursos ICPC, no edifício da Alfândega do Porto.

Importa aqui explicar que o International Collegiate Programming Contest (ICPC) é o maior, mais antigo e mais prestigiado concurso de programação mundial para alunos universitários. Em 2017 envolveu cerca de 50,000 alunos de mais de 3,000 universidades de 111 países diferentes. O ICPC é promovido pela Association for Computing Machinery (ACM), a maior sociedade científica e educacional ligada à computação. O ICPC é um concurso anual, disputado por equipas de 3 problemas resolvendo desafiantes problemas em linguagens de programação como o C, C++ e Java. Tem várias etapas nacionais e internacionais) e culmina numa final mundial.

O ToPAS consiste num concurso de programação destinado a estudantes do ensino secundário. O concurso é disputado por equipas de 3 elementos envolvendo uma prova de programação de 4 horas para resolução de 6 a 7 problemas com recurso a uma linguagens de programação (podendo-se escolher entre C, C++, Java ou Pascal).

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches fez-se representar por duas equipas constituídas por alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

A equipa WeFeed classificou-se no quarto lugar, com uma excelente participação na edição de 2019, onde competiram 29 equipas.

Parabéns a todos os participantes!