04 Dez 2020

À Barca, À Barca! – Aprender Português de forma diferente

O Agrupamento D. Afonso Sanches é um dos 17 agrupamentos da área metropolitana do Porto, único no Concelho de Vila do Conde, que está a implementar o Projeto ” À Barca, À Barca”, iniciativa inovadora promovida em parceria com o Teatro do Bolhão.

Este projeto pretende, através do teatro e da “escola do teatro”- ou seja, das suas práticas, estratégias e metodologias de trabalho – apoiar e desenvolver, em contextos educativos, os domínios da leitura, da comunicação oral e escrita em língua portuguesa, de modo a promover o sucesso escolar.

Este projeto está a ser desenvolvido no terreno pela atriz Cláudia Lázaro e já foi pela atriz Diana Sá, com os professores dos 1º, 2º e 3ºciclos, sendo utilizadas ferramentas diversas para o trabalho criativo e iniciativas inovadoras de desenvolvimento de trabalhos em Português; estão ainda a ser apresentadas aos alunos peças de Teatro, recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, estando também a ser projetados espetáculos de teatro para toda a Comunidade Educativa.

Os alunos dos 1º e 2ºanos das Escolas Básicas de Areia, Azurara, Bairro Alto, Nº1 de Vila do Conde e Retorta tiveram a oportunidade de assistir e participar na representação do Teatro Portátil “Estranhões e Bizarrocos”.

Os alunos dos 3º e 4ºanos das Escolas Básicas de Areia, Azurara,  Nº1 de Vila do Conde, Meia Laranja e de Retorta tiveram a oportunidade de assistir e participar na representação do Teatro Portátil “Limpa Palavras”.

Aqui fica um pequeno registo fotográfico deste fantástico projeto.