EQAVET

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Vídeo alusivo à participação do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches (AEDAS) no projeto “Escola e Trabalho – Pontes em Construção” a convite da Área Metropolitana do Porto com o propósito de promoção nacional da excelência do Ensino Profissional.

Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional (EFP)
European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training – EQAVET

QUANDO SURGIU?

O EQAVET foi concebido para melhorar a EFP no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade.
O EQAVET foi desenvolvido pelos Estados-Membros em colaboração com a Comissão Europeia e adotado pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, devendo ser entendido no contexto mais lato dos objetivos estratégicos traçados pelo Conselho em 12 de maio de 2009 para a cooperação europeia na Educação e Formação 2020:
(1) Tornar a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) e a mobilidade uma realidade;
(2) Melhorar a qualidade e a eficácia da EFP;
(3) Promover a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa; e,
(4) Incentivar a criatividade e a inovação, incluindo o espírito empreendedor, a todos os níveis da EFP.


QUAL A FINALIDADE?

Ao estabelecer um entendimento comum dos Estados-Membros sobre o que é a qualidade, o EQAVET aumenta a consistência, a transparência e o reconhecimento das qualificações e competências adquiridas em diferentes países e contextos de aprendizagem e assegura a confiança mútua, favorecendo a mobilidade dos formandos e dos trabalhadores.
O EQAVET centra-se na melhoria e avaliação de resultados da EFP em termos de empregabilidade, de adequação da oferta à procura de EFP e de melhor acesso à ALV, pelo que:
(1) Facilita a permeabilidade entre percursos formativos de EFP, de educação geral e de ensino superior, proporcionando percursos mais flexíveis e mais oportunidades de ALV;
(2) Contribui para combater o desemprego ao equacionar o desfasamento entre necessidades do mercado de trabalho e qualificações da população ativa; e,
(3) Facilita a cooperação entre os operadores de EFP e o mercado de trabalho.
Ao contribuir para o reconhecimento mútuo, o EQAVET reforça a mobilidade setorial, nacional e internacional.


EM QUE CONSISTE?

O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária pelos Estados-Membros que lhes permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão:
(1) Implica processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso.
(2) Estabelece critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP.
(3) Evidencia a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.

 

EQUIPA

Susana Daniela Moreira Gomes Barbosa (Coordenadora)
António Alexandre Correia Cardoso
Celso Joaquim Machado da Costa e Silva
Luísa Maria de Jesús Morais Teixeira Mota

 

CONTACTO

proeqavet@aedas.edu.pt

 

DOCUMENTOS ESTRUTURANTES

Guia para o Processo de Alinhamento com o Quadro EQAVET (pdf)
Qualidade na linha EQAVET (pdf)
Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional (Lisboa, 23 de Janeiro de 2019) (pdf)

 

DOCUMENTOS DE INFORMAÇÃO AOS  STAKEHOLDERS

DOCUMENTO DESCRIÇÃO
Projeto Educativo 2019-2022 O Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches reflete e desenvolve o compromisso de um ensino de qualidade e sucesso.
Regulamento Interno - 2019 Neste documento, constam as normas pelas quais todos os órgãos, estruturas e serviços do AEDAS, bem como toda a comunidade escolar (alunos, assistentes técnicos e operacionais, corpo docente, Encarregados de Educação) se devem reger (respeitando e fazendo respeitar) dentro do recinto das escolas.
Aplica-se igualmente a todos os cidadãos e instituições que, de uma forma ou de outra, utilizem as instalações escolares, devidamente autorizados. Fora desse recinto também estão sujeitos a este regulamento os elementos da comunidade escolar, por todo o tempo em que desenvolvam qualquer atividade relacionada com o AEDAS.

Plano Anual de Atividades 2019-2020 O Plano Anual de Atividades contempla o nome e a descrição das atividades, os seus dinamizadores, o público-alvo, bem como os objetivos do Projeto Educativo.
Plano de Formação 2019-2020 Este documento resume a calendarização das ações de formação internas a realizar pelo AEDAS aos docentes e não docentes.
Registo dos Indicadores EQAVET: Ciclo Formativo 2014 - 2017  Este documento explicita o modo de cálculo de cada um dos indicadores EQAVET considerados pela ANQEP para o modelo de qualidade nacional (4a, 5a, 6a e 6b3 por ciclo formativo) para os quais criou modelos de registo uniformizados nos quais os operadores de EFP lançam os respetivos dados e resume o registo feito na plataforma EQAVET, gerida pela ANQEP, I.P., dos dados do Operador EFP (Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches – AEDAS) para o ciclo formativo em análise.
Documento Base - EQAVET Neste documento, regista-se a definição da missão, visão e valores do AEDAS, assim como os objetivos, estratégias e metas a atingir, no âmbito da implementação do Sistema de Garantia da Qualidade.
Plano de Ação - EQAVET Neste documento, registam-se a calendarização de atividades, os responsáveis pela implementação e monitorização do Sistema de Garantia da Qualidade, os recursos necessários e os resultados esperados.
Relatório da Análise de Expectativas dos Alunos Neste documento, registam-se a avaliação/conclusões relativas às expectativas dos alunos do ensino profissional à entrada do Ensino Secundário e sugestões de melhoria.
Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação – EQAVET (fev.2020) Este documento apresenta a avaliação e revisão do Plano de Ação, através do esclarecimento do modo de implementação, avaliação das atividades previstas e revisão das mesmas, bem como as principais conclusões e desvios através da explicitação das metas/indicadores possíveis de monitorizar até à data.
Relatório do Operador - EQAVET Este documento apresenta, de forma sucinta, a missão, a visão e os objetivos estratégicos da instituição para a educação e formação profissional (EFP) dos jovens, no contexto da sua intervenção, a listagem dos objetivos que o AEDAS definiu para o alinhamento com o Quadro EQAVET e as respetivas etapas do processo de alinhamento desenvolvidas. Constam também os procedimentos desenvolvidos pelo AEDAS que evidenciam a aplicação de cada uma das fases do ciclo de garantia e melhoria da qualidade na gestão da oferta de EFP, bem como o Plano de Melhoria e as mudanças observadas resultantes do alinhamento do sistema de garantia da qualidade com o Quadro EQAVET na gestão da melhoria contínua da oferta de EFP.
Registo dos Indicadores EQAVET:  Ciclo Formativo 2015 - 2018 Este documento explicita o modo de cálculo de cada um dos indicadores EQAVET considerados pela ANQEP para o modelo de qualidade nacional (4a, 5a, 6a e 6b3 por ciclo formativo) para os quais criou modelos de registo uniformizados nos quais os operadores de EFP lançam os respetivos dados e resume o registo feito na plataforma EQAVET, gerida pela ANQEP, I.P., dos dados do Operador EFP (Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches – AEDAS) para o ciclo formativo em análise.
Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação – EQAVET (abril 2020) Este documento apresenta a avaliação e revisão do Plano de Ação, através do esclarecimento do modo de implementação, avaliação das atividades previstas e revisão das mesmas, bem como as principais conclusões e desvios através da explicitação das metas/indicadores possíveis de monitorizar até à data.

    FORMULÁRIO DE SUGESTÕES

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