MISSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

A missão é a definição da natureza, propósito e papel da biblioteca escolar como parte das finalidades e compromissos comuns da escola. A missão das bibliotecas escolares em todo o mundo está explícita no Manifesto da IFLA/UNESCO da Biblioteca Escolar. A declaração de missão da biblioteca escolar deve refletir as componentes do Manifesto para se adaptar ao contexto educativo em que a escola e a biblioteca se encontram inseridas. Deve fornecer orientação para pensar os recursos, nortear o planeamento e comunicar a intenção de servir a comunidade através da definição das necessidades dos seus membros; as competências, recursos e capacidades necessários para dar resposta a essas necessidades e um resultado esperado que beneficie a comunidade – ir ao encontro da finalidade da educação em termos de preparação dos alunos para o seu futuro profissional e como cidadãos.

 

PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA ESCOLA

A biblioteca funciona dentro da escola como um centro de ensino e aprendizagem que fornece um programa educativo integrado nos conteúdos curriculares, com destaque para o seguinte: • Capacidades e atitudes baseadas em recursos, relacionadas com a pesquisa, acesso e avaliação de recursos numa variedade de formatos, incluindo pessoas e artefactos culturais como fontes. Essas capacidades também incluem o uso de ferramentas tecnológicas para procurar, aceder e avaliar essas fontes, e o desenvolvimento das literacias da leitura e digital.

  • Capacidades e atitudes de pensamento crítico, centradas no envolvimento com dados e informação através de processos de pesquisa e investigação, de pensamento de ordem superior e de análise crítica conducentes à criação de representações/ produtos que demonstrem conhecimento e compreensão profundos.
  • Capacidades e atitudes baseadas em pesquisa, investigação e produção de conhecimento dirigidos à criação, construção e uso partilhado de produtos que demonstrem profundo saber e compreensão.
  • Capacidades e atitudes relacionadas com a leitura e literacia, o prazer da leitura, leitura para aprender através de múltiplas plataformas, bem como a transformação, comunicação e disseminação de texto em múltiplas formas e modos, que permitam o desenvolvimento de significado e compreensão.
  • Capacidades e atitudes pessoais e interpessoais relacionadas com: a participação social e cultural em processos de investigação baseada em recursos; aprender sobre si mesmo e os outros enquanto pesquisadores, utilizadores de informação, criadores de conhecimento e cidadãos responsáveis.
  • Capacidades e atitudes relacionadas com a gestão da própria aprendizagem que permitam aos alunos preparar-se, planear e realizar uma unidade curricular com base em investigação. O bibliotecário escolar desempenha um papel de liderança no desenvolvimento destas capacidades, agindo como facilitador através do ensino individual e colaborativo ligado aos conteúdos curriculares e aos resultados.

 

SERVIÇOS DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Para responder às necessidades da comunidade escolar a biblioteca oferece uma gama de serviços. Estes serviços podem ser prestados dentro ou a partir das instalações da biblioteca. A prestação de serviços recorrendo às tecnologias de informação e comunicação (TIC) também apresenta oportunidades para estender o alcance da biblioteca a todas as áreas da escola e a casa. Uma forte infraestrutura tecnológica em rede permite o acesso a coleções, a recursos da comunidade e a coleções digitais validadas, bem como a ferramentas para a realização de pesquisa baseada em investigação e para a construção, apresentação e partilha do conhecimento. Os serviços da biblioteca escolar incluem:

  • formação profissional para o corpo docente (por exemplo, sobre leitura e literacia, tecnologia, processos de investigação e pesquisa);
  • um programa estimulante de literatura/ leitura tendo em vista o sucesso educativo, o prazer e enriquecimento pessoal;
  • aprendizagem baseada em investigação e desenvolvimento da literacia da informação;
  • colaboração com outras bibliotecas (públicas, governamentais, de recursos comunitários). As bibliotecas escolares fornecem um valor significativo à comunidade educativa. O valor acrescentado resulta não só dos materiais das suas coleções, mas também dos serviços prestados através de um forte programa de biblioteca escolar e de um bibliotecário escolar qualificado.
(In, Manifesto da IFLA/UNESCO da Biblioteca Escolar
Edição de: Barbara Schultz-Jones e Dianne Oberg,
com contribuições do Conselho Executivo da International Association of School Librarianship)

BLOG “BIBLIOTECAS ESCOLARES”

https://beaedas.wixsite.com/besaedas