Arquivo

Relativo à categoria Atividades

Natal no Parque em Vila do Conde- Árvores de Natal das Escolas AEDAS – Vila do Conde

Agrupamento inovador, escolas criativas, desenvolvimento de competências fora da sala de aula – preparar o aluno para o Século XXI.

À Barca, À Barca! – Aprender Português de forma diferente!

O Agrupamento D. Afonso Sanches é um dos 17 agrupamentos da área metropolitana do Porto, único no Concelho de Vila do Conde, que está a implementar o Projeto ” À Barca, À Barca”, iniciativa inovadora promovida em parceria com o Teatro do Bolhão e o MEC.

Este projeto pretende, através do teatro e da “escola do teatro”- ou seja, das suas práticas, estratégias e metodologias de trabalho – apoiar e desenvolver, em contextos educativos, os domínios da leitura, da comunicação oral e escrita em língua portuguesa, de modo a promover o sucesso escolar.

Este projeto está a ser desenvolvido no terreno pela atriz Diana Sá, com os professores dos 1º, 2º e 3ºciclos, sendo utilizadas ferramentas diversas  para o trabalho criativo e iniciativas inovadoras de desenvolvimento de trabalhos em Português; estão ainda a ser apresentadas aos alunos peças de Teatro, recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, estando também a ser projetados espetáculos de teatro para toda a Comunidade Educativa.

Esta semana, os alunos dos 1º e 2ºanos das Escolas Básicas de Areia, Azurara, Bairro Alto, Nº1 de Vila do Conde e Retorta tiveram a oportunidade de assistir e participar na representação do  Teatro Portátil “Estranhões e Bizarrocos”.

Aqui fica um pequeno registo fotográfico deste fantástico projeto.

Olimpíadas Portuguesas de Matemática

 

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são um concurso de problemas de Matemática que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática!

Os problemas propostos neste concurso são um desafio, e fazem sobretudo apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação!

Para se ser um vencedor são fatores importantes: o rigor lógico; a clareza da exposição; e a elegância da resolução!

No dia 7 de novembro, quarta feira, às 14:30h:

– cantina da ESDAS (9.º , 10.º , 11.º e 12.º anos)

– cantina da EBJSD (5.º , 6.º , 7.º e 8.º anos
Queres ser campeão Olímpico!… PARTICIPA! …

Ir mais além … Exames Nacionais – 9º ano- 11º ano – 12ºano

A Escola Secundária D. Afonso Sanches promove uma segunda etapa de apoio intensivo para exames nacionais e provas finais.

Informa-se a comunidade que o serviço de refeitório está assegurado até 22 de junho, podendo os alunos adquirir as senhas para almoço nos moldes habituais.

A Biblioteca Escolar da ESDAS está disponível desde as 8:30 até às 18:30 para os alunos da escola. Neste espaço os alunos podem encontrar um local preparado para estudo individual e em pequeno grupo.

Calendarização Apoio  Exames

Atletas do AEDAS Campeões Nacionais em Orientação – pRESS  RELEASe – Orientação

pRESS  RELEASe – Orientação

Atletas de Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, Campeões, por equipas, em distância média e Vice-Campeões em estafetas

Decorreu em Mora nos dias 19 e 20 deste mês, o Campeonato Nacional de Orientação de distância média e estafetas. Os jovens atletas do AEDAS João Gomes, Rúben Pereira e Raúl Azevedo, formaram a equipa Campeã Nacional na distância média e vice-campeões no Campeonato Nacional de Estafetas, no escalão H14 (jovens até aos 14 anos). Estes jovens, formados no desporto escolar do nosso Agrupamento, representaram o Grupo Desportivo 4 Caminhos, e mostram que a orientação continua bem no nosso Desporto Escolar.

A prova, organizada pelo Clube Português de Orientação e Corrida e pela Federação Portuguesa de Orientação, decorreu num terreno difícil, com uma zona típica de montado alentejano a permitir uma boa velocidade de corrida e outra zona, rochosa com vegetação, que dificultou a leitura do mapa e tornaram a progressão mais difícil.

Participaram também os alunos Pedro Viana (11º lugar na distância média em H16) e José Dinis (8º lugar na distância média em H18). Participaram ainda no escalão aberto FC, os alunos Sérgio Gomes, Gonçalo Sousa e José Porfírio.

Exposição/Concurso de Bandeiras e Bilhete de Identidade de países da Europa

Encontram-se expostos, no átrio principal da EBJSD, os trabalhos de construção de bandeiras e bilhetes de identidades de países da Europa, realizados pelos alunos do 7º ano de escolaridade no âmbito da disciplina de Geografia.

Mais uma vez os nossos alunos demonstraram grande empenho na realização dos mesmos e criatividade na escolha dos materiais utilizados.

Nota-A exposição poderá ser visitada por toda a comunidade escolar.

Os alunos premiados serão oportunamente divulgados.

TORNEIO DE BASQUETEBOL

  Inscrição

Pomar – Projeto ECO-ESCOLAS – Educação para a Cidadania na Escola

Divulgamos o projeto promovido pelo ECO-ESCOLAS,Educação para a Cidadania na Escola, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Podem ver o projeto: Pomar

FEIRA VERDE

Decorre hoje, das 9h30-12h a Feira Verde, atividade promovida pelo Departamento da Educação Pré-Escolar com a colaboração dos Encarregados de Educação.

Finais regionais de canoagem (iniciados e juvenis)

Realizaram-se no passado dia 27 de Abril as finais regionais de canoagem do Desporto Escolar (iniciados e juvenis) onde estiveram presentes três alunos deste agrupamento. Carolina Barreto, Ana Alves e André Silva conseguiram o apuramento e puderam concorrer nesta final que se realizou em Vila do Conde. Obtiveram os seguintes resultados:

VELOCIDADE

Iniciados femininos

8º Carolina Barreto (8ºC)

Juvenis Femininos

3º-Ana Alves(11ºCT1)

Juvenis masculinos

4º André Silva(11º LH1)

 

FUNDO

Iniciados femininos

6º Carolina Barreto (8ºC)

Juvenis masculinos

5º André Silva(11º LH1)

Based on Blue Taste Theme created by Jabox